18 de maio dia da Luta Antimanicomial



O Movimento Nacional de Luta Antimanicomial (MNLA) existe há 17 anos e dissemina-se por todos os estados do Brasil. Tem como metas o fechamento de hospícios e manicômios do país e a promoção de uma cultura de tratamento, convivência e tolerância, no seio da sociedade, para as pessoas com sofrimento emocional.

Por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e conclama todas as associações de usuários e familiares, os serviços substitutivos, entidades e organizações ligadas à Reforma Psiquiátrica a participarem deste ato público.
Neste momento, forças contrárias à Reforma Psiquiátrica Brasileira, de forma articulada, utilizam os meios de comunicação de massa; numa verdadeira campanha tentam frear os avanços da Reforma Psiquiátrica, através de discursos que desqualificam os serviços substitutivos, o Sistema Único de Saúde e todas as conquistas da Luta Antimanicomial.
Ouvindo apenas autoridades e especialistas “doutores na matéria”, a imprensa ignora a posição, interesses e avaliação dos usuários, protagonistas destas cenas, e contribui para fragilização do trabalho desenvolvido, ao influenciar negativamente a opinião pública, tentando fazer do fracasso a tradução da assistência ofertada pelos serviços substitutivos. A Reforma Psiquiátrica contraria muitos interesses, eis uma verdade incontestável. Chega de covardia! Chega de manipulação da informação!
Os usuários dos Serviços de Saúde Mental de todo o país, vítimas do abandono e da violência das instituições psiquiátricas, decidiram manifestar publicamente sua posição em defesa da Reforma Psiquiátrica brasileira e do Sistema Único de Saúde.
São eles os que podem melhor decidir qual destino, qual futuro desejam e sonham construir. São eles, os que hoje frequentam os serviços substitutivos e que têm sua cidadania e inclusão social potencializada, os mais indicados a dizer em qual direção a Reforma Psiquiátrica, patrimônio ético e político da sociedade brasileira, deve seguir e avançar.
Se você quer ser ouvido e lutar por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, organize sua caravana! Ajude a construir essa Marcha! Vamos organizar caravanas para que os verdadeiros protagonistas possam apresentar em Brasília suas vozes e reivindicações, levando ao Presidente Lula e demais autoridades legislativas e judiciárias a disposição de luta em defesa de seus direitos.

0 comentários:

Postar um comentário